Clique nas imagens para ampliar
O gerenciamento de obras tem como um dos seus principais objetivos, garantir execução adequada da obra com gestão e conhecimento técnico, desde a análise de viabilidade, desenvolvimento dos projetos, prazos, com a qualidade esperada, além do atendimento das expectativas dos proprietários e usuários da edificação. Desta maneira, o gerenciamento de obras representa a interface entre os proprietários, os diversos projetistas, construtora e demais fornecedores da obra, atuando principalmente como suporte aos proprietários, provendo-lhes todas as informações técnicas necessárias para as corretas tomadas de decisão e transmitindo com clareza aos diversos fornecedores as instruções dela emanadas. Isto requer conhecimento interdisciplinar de todas as matérias envolvidas, tanto aquelas de caráter técnico como também as de aspectos legais inerentes a construção.
O gerenciamento de obras pode atuar em todas as fases, desde a análise de viabilidade, gerenciamento dos projetos, concorrências para contratação da construtora e outros fornecedores e acompanhamento da obra, gerindo recursos humanos e físicos como: mão de obra, materiais e equipamentos. O gerenciamento de obras também atua no planejamento, execução e gestão de orçamentos, custos, prazos, qualidade e de análises riscos.
Atuando desta forma, agrega valor a todo o processo, garantindo ao cliente/proprietário os grais necessários de confiabilidade operacional, flexibilidade e redução de custos de re-projetos e adicionais não necessários se a obra for gerida e acompanhada adequadamente.
A Araujo Engenharia pode participar de todas as fases ou complementar equipes do corpo técnico do cliente com trabalhos específicos em determinadas áreas.
O GERENCIAMENTO DE OBRAS PODE SER SUBDIVIDIDO NAS SEGUINTES FASES:
1. PROJETOS: Nesta fase a equipe atua na coordenação do desenvolvimento dos projetos com sugestões de soluções alternativas, visando um custo benefício melhor para o empreendimento com a mesma ou melhor qualidade.
Principais trabalhos desenvolvidos na fase de Projetos:
1.1 - Análise das propostas dos projetitas complementares (fundações, estrutura, instalações elétricas e hidráulicas, instalações mecânicas, ar condicionado, entre outros);
1.2 - Elaboração do cronograma de projetos e do manual de procedimentos para os mesmos;
1.3 - Participação das reuniões de compatibilização de projetos;
1.4 - Acompanhamento dos procedimentos para aprovação dos projetos;
1.5 - Acompanhamento, junto aos projetistas dos prazos de desenvolvimento dos projetos;
2. PLANEJAMENTO: Nesta fase a equipe de gerenciamento de obras deve participar da elaboração dos seguintes documentos:
2.1 - Orçamento da Obra; Cronograma Físico; Cronograma Financeiro;
2.2 - Seleção das empresas construtoras e dos principais fornecedores;
2.3 - Editais de concorrência envolvendo os seguintes documentos: cartas convite; caderno das condições técnicas; caderno das condições administrativas;
2.4 - Exame das propostas, relatórios de análise e verificação dos itens:
2.4.1 - Conformidade das condições administrativas, financeiras e gerais
2.4.2 - Conformidade das cláusulas de prazos e das condições técnicas
2.4.3 - Estabelecimento de quadros comparativos entre empresas nos planos técnico, financeiro e de confiabilidade
2.4.4 - Visitas técnicas com fornecedores individualmente
2.4.5 - Análise das eventuais variantes oferecidas pelas empresas
2.4.6 - Reuniões de trabalho junto às empresas quanto às partes técnicas, de redução de preço e outros
2.4.7 - Relatórios finais para cada concorrência, dando conclusão ao proprietário quanto à orientação sobre a escolha.
3. OBRA: Nesta fase a equipe de gerenciamento de obras realiza a direção geral, administrativa e fiscalização da obra objetivando a otimização de custos, prazos e qualidade de acordo com os pré requisitos definidos nas fases anteriores, além de participar ativamente na harmonização das interfaces entre todos os envolvidos na obra.
Destacamos alguns controles e ações efetuados durante a execução da obra.
3.1 - Controle do respeito aos projetos e memoriais técnicos, controle dos prazos através de ferramentas como cronogramas gerais e detalhados, curvas de progresso físico e de produção. Elaboração de relatório mensal de acompanhamento.
3.2 - Controles do respeito às previsões de despesas, análise e acompanhamento dos qualitativos e medições, pagamentos a terceiros e de emissão das devidas guias de recolhimento de ISS, INSS, FGTS e CND pelas empresas contratadas.
3.3 - Controle de qualidade. Os testes e ensaios necessários serão efetuados por firmas especializadas e de acordo com as normas técnicas e especializadas.
3.4 - Coordenação técnica entre as empresas através de reuniões semanais com todos os envolvidos.
3.5 - Análise de pleitos de serviços adicionais
3.6 - Fiscalização da eficiência das medidas de segurança adotadas pela empreiteira e cumprimento das obrigações previstas na legislação específica referente a Segurança e Higiene do Trabalho.
3.7 - Acompanhamento e controle de tudo quanto seja necessário junto aos órgãos competentes e concessionárias de serviços públicos. Recolhimento junto aos fornecedores dos documentos necessários
3.8 - Recolhimento junto aos fornecedores dos documentos necessários à obtenção do Habite-se e Alvará de Instalação e de Funcionamento
4. PRÉ OPERAÇAO: Nesta atepa a equipe de gerenciamento de obras tem como suas atribuições o recebimento definitivo da obra, verificação do manual de manutenção e operação, acompanhamento dos testes definitivos e do treinamento das equipes de operação.
ARAUJO ENGENHARIA LTDA - QUALIDADE EM GERENCIAMENTO DE OBRAS
Com experiência em prestação de serviços de qualidade e confiabilidade em gerenciamento de obras, a Araujo Engenharia conta com uma equipe de profissionais qualificados e com ampla experiência.
Para saber mais sobre Gerenciamento de obras
Ligue para 11 3068-0331 ou clique aqui e entre em contato por email.Gostou? compartilhe!